Lançadas duas novas regiões turísticas de SC


As duas novas regiões do Mapa do Turismo de Santa Catarina, Caminhos do Contestado e Vale dos Imigrantes, foram lançadas na última terça-feira, 12, com a proposta de uma gestão mais eficiente e rentável para os diferentes agentes envolvidos.

As novas regiões foram criadas a partir do desmembramento do Vale do Contestado e consolidaram o novo Mapa do Turismo do estado, homologado pelo Ministério do Turismo (MTur) em outubro.

Em Mafra, no Planalto Norte, empresários e gestores municipais participaram do ato de lançamento da região Caminhos do Contestado, que agrega 13 municípios sendo que quatro deles foram validados como turísticos pelo MTur. Mafra, Itaiópolis, Major Vieira e Porto União têm sua história ligada à Guerra do Contestado, que envolveu Santa Catarina e Paraná entre os anos de 1912 e 1916.

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico, salientou a relevância da nova região e a emoção de ver se consolidar um trabalho de muitos anos. “Eu sei a luta que foi para chegar a um momento como esse. A emoção vem em função da recepção que tive aqui e da minha ligação com a região. Dei aula na Universidade do Contestado, me sinto extremamente abraçada e acolhida aqui”, disse.

A presidente da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos do Contestado, Viviane Bueno, destacou que a configuração da antiga região turística (Vale do Contestado) abarcava muitos municípios, alguns separados por até 400 km de distância, o que dificultava a definição de projetos comuns. “Chegamos ao entendimento de que seria necessário reavaliar essa composição e então foi decidido criar a nova região”, explicou.

Ainda na terça-feira, o lançamento da região Vale dos Imigrantes reuniu lideranças do turismo na cerimônia realizada na Biblioteca Municipal de Campos Novos. Também foi apresentada uma nova marca, inspirada nas pessoas e na história das diferentes etnias. A nova identidade visual, construída de forma voluntária por uma agência de branding de Videira, foi bem recebida pelos presentes.

A presidente da Santur, enalteceu o trabalho conjunto entre os municípios e a IGR Vale dos Imigrantes na busca pela profissionalização e construção do turismo como um produto que possa trazer também benefícios econômicos. “Conheço muito bem a região. Estive muitos anos em contato direto no período em que fui consultora, por isso agora quero ajudar a realizar os anseios de vocês. Temos condições de fazer muito e essa região há mais de 14 anos queria esse desmembramento. É toda uma região elevando a sua qualidade na gestão turística e esse momento é muito oportuno para todos nós”, disse Flavia.

A presidente da IGR Vale dos Imigrantes, Dirlei Rofner, reforçou a importância da nova marca e do novo nome para promover ainda mais o turismo regional. “É um momento muito importante para nós. Com esse novo nome e essa nova marca, vamos conseguir fazer despontar o turismo para o Estado e também para todo o Brasil”, frisou.

Mapa atualizado

O Mapa do Turismo de SC está disponível para consulta e download em alta resolução, em duas versões (completa e simplificada), diferentes formatos e ainda nos idiomas português, inglês e espanhol. Basta acessar o link: http://bit.ly/MapadoTurismo_SC

Fonte: guiascturismo

Post Author: admin