Turismo Rural é novo atrativo e uma forma de movimentar a economia local

O turismo na região Extremo Oeste tem crescido nos últimos anos. O município polo no turismo regional, no que diz respeito às águas termais, é São João do Oeste. Com boa infraestrutura, a cidade recebe cada vez mais visitantes de distintas regiões e de vários países.

A novidade que vem ganhando força é o turismo rural, ou agroturismo. São diversos os lugares que podem ser visitados com atrativos variados. São lugares simples que tem se transformado em potencial para fazer com que os visitantes ‘viagem’ ao passado. Culturas, objetos, rotinas que a cidade tomou da população são resgatadas com o toque especial, simples e tranquilo que as propriedades rurais oferecem.

O município de Itapiranga tem várias opções de turismo rural. O trabalho e os investimentos começaram a serem feitos a partir de uma construção coletiva, soma de esforços e comprometimento dos empreendedores locais.

Conforme a Diretora de Turismo, Carine Babick, tanto poder público, como a iniciativa privada investem na economia do Turismo. Ela afirma que o Município de Itapiranga planeja e gerencia as ações públicas e sensibiliza empresários sobre a importância deste setor para a economia. “Todas as questões legais junto ao Ministério do Turismo são trabalhadas diretamente pela Prefeitura, assim como o intermédio do Caminhos da Fronteira”, explica.

No que diz respeito aos investimentos em atrativos turísticos, isso depende dos empreendedores locais e regionais. “A qualidade dos produtos e serviços ofertados, as parcerias entre os diferentes empreendimentos turísticos, entidades e população local é de suma importância para bem receber visitantes e turistas em Itapiranga e na Região”, ressalta.

O turismo é muito importante por que traz aos municípios um ‘dinheiro novo’. A região oferece atrativos turísticos variados, que vão desde o Turismo Gastronômico, passando pelo Turismo Rural, Agroturismo, Turismo Histórico-Cultural e também o Ecoturismo. “Economicamente falando, para muitos uma alternativa de renda, para outros um propósito de vida”, afirma Carine.

Os ciclistas do Grupo Bike Tunas tem percorrido diversos lugares com atrações diferentes. Passeios ‘sobre duas rodas’ foram realizados para visitar atrações nos interiores de Descanso, Iporã do Oeste, São João do Oeste, Itapiranga e Tunápolis. Vanduir Matias Deters, que é ciclista e integra o Conselho de Turismo de Tunápolis, afirma que na grande maioria das vezes as pessoas que vivem nas cidades querem voltar a ter uma vida simples, por isso as atrações das coisas da roça se tornam especiais. Ele afirma que os participantes destes roteiros tem elogiado muito essa nova forma da visita aos locais. Vanduir avalia que o município de Tunápolis tem muito a oferecer no que diz respeito a natureza, trilhas, cachoeiras, além da gastronomia e da degustação de bebidas como Suco Naturais e Chopp Artesanal produzidos no município.

Fonte: Rádio Tunaporã

Post Author: admin